O que é vitamina C?

O que é vitamina C? A vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico) é abundante em vegetais e frutas. Uma vitamina solúvel em água e, poderoso antioxidante, que ajuda o corpo a formar e a manter tecidos conjuntivos, inclusive ossos, vasos sanguíneos e pele. O que faz a vitamina C? Quais são algumas vitamina C benefícios? A vitamina C ajuda a reparar e regenerar os tecidos, proteger contra doenças do coração, ajuda na absorção de ferro, para prevenir o escorbuto, e diminuir o total e o LDL ("mau" colesterol) e triglicérides.


A pesquisa indica que a vitamina C pode ajudar a proteger contra uma variedade de cânceres, por combater os radicais livres, ajudando a neutralizar os efeitos dos nitritos (conservantes encontrados em alguns alimentos embalados que pode aumentar o risco de certos tipos de cancro). Suplemento de vitamina C pode também diminuir a duração e os sintomas de um resfriado comum, ajudar a retardar ou prevenir a catarata e o suporte de uma função imunológica saudável. 

As vitaminas 

Quais são os sinais de uma deficiência de vitamina C? Sintomas de deficiência incluem fadiga, fraqueza muscular, dores articular e muscular, sangramento nas gengivas, perna e erupções cutâneas. Uma deficiência prolongada pode causar o escorbuto, uma rara, mas potencialmente grave doença. O quanto, e de que tipo, um adulto precisa? 


De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), o recomendado de vitamina C diária (DDR) para adultos com mais de 19 anos de idade, é de fumantes podem beneficiar de uma maior ingestão. Dr. Weil recomenda tomar 250 mg de vitamina C a cada dia. A vitamina C é fácil de obter através de alimentos, como muitas frutas e vegetais contêm vitamina C. 

Boas fontes incluem: maçãs, aspargo, frutas vermelhas, brócolis, couve, melão (melão, melada, melancia), couve-flor, frutas cítricas (limão, lima, laranja), kiwi, alimentos fortificados (pães, grãos, cereais), verduras de folhas escuras (couve, espinafre), pimentão (especialmente tinto pimentas de sino, que tem entre as mais altas por servir teor de vitamina C), batata e tomate. Existem riscos associados com o excesso de vitamina C? Quando obtida a partir de fontes de alimentos e suplementos em doses recomendadas, a vitamina C é geralmente considerado como seguro. 

Efeitos colaterais

Efeitos colaterais raramente são relatados, mas incluem diarréia, náuseas, cólicas abdominais, e outros sintomas gastrointestinais. Para a maioria dos indivíduos saudáveis, o corpo só pode segurar e usar cerca de 200-250 mg de vitamina C por dia, e qualquer excesso é perdido apesar de urina. Em tempos de doença, durante a recuperação da lesão, ou sob condições de aumento do estresse oxidativo (incluindo o tabagismo), o corpo pode usar uma quantidade maior. 

Altas doses de vitamina C (superiores a 2.000 mg/dia) pode contribuir para a formação de pedras nos rins, além de causar grave de diarreia, náuseas e gastrite. Há outras considerações especiais? Efeitos adversos podem ocorrer entre a vitamina C e fármacos anticoagulantes como a varfarina (Coumadin), diminuindo a sua ação. Produtos de nicotina, contraceptivos orais/estrógenos, tetraciclinas, barbitúricos, e a aspirina pode diminuir os níveis de vitamina C. 


A vitamina C pode aumentar a absorção de ferro e luteína. Apesar de algumas evidências sugerem que grandes doses de suplemento de vitamina C pode interferir com a absorção e o metabolismo da vitamina B12 presente nos alimentos, outros estudos demonstraram que não há tais efeitos.  

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